A organização do chá de bebê é um dos momentos mais agradáveis da gestação, ocasião em que a futura mamãe compartilha com seus amigos e familiares a imensa alegria de estar esperando um filho. Nessa ocasião ela recebe muitos presentes e palavras de carinho. Tudo isso representa um apoio emocional importante.
Para que essa comemoração ocorra da melhor maneira possível, seguem algumas dicas para ajudar você organizar o chá de bebê.
A organização do chá deve ser feita pela melhor amiga, que deve convidar as outras amigas da futura mamãe, mas pode ser organizado por ela mesma.
O melhor momento para se realizar o chá é entre o 6º e o 8º mês de gestação. Aos finais de semana (sábados e domingos), no período da tarde, entre 15 e 17hrs e, se possível, no salão de festas do prédio.
Peça uma lista de convidados para a futura mamãe. No caso do chá de bebê, os homens podem participar.
Um convite personalizado fica mais criativo e divertido do que o comprado em papelarias.
Caso o sexo do bebê já não seja segredo, coloque no convite, assim o enxoval do futuro bebê será efetivamente enriquecido.
Assim como no chá de panela, as listas de sugestões podem ser pré-definidas, assim como o presente a ser levado por cada convidado. Uma ótima sugestão é fazer lista em lojas especializadas.
Decore o ambiente com temas relacionados ao enxoval do futuro bebê. Coloque no local, por exemplo, uma caixa de papelão enfeitada com motivos infantis para que os convidados possam deixar os presentes. Espalhe pelo local bexigas ou até mesmo um arco de bexigas.
Um chá da tarde pede alimentos mais leves, como sanduíches de metro, patê, frios, crepes, tortas ou salgados. Não deixe faltar a sobremesa: brigadeiros, bolo, mousse ou sorvete. Para beber: sucos, refrigerantes e algumas opções de chá.
O evento deve durar de duas à três horas, em média, para não cansar a futura mamãe.
Para divertir os convidados e a dona da festa é importante planejar atividades que sejam interessante e rápidas em sua execução. Cuidado para não exagerar na programação e sobrecarregar as pessoas com intermináveis tarefas.
Brincadeira 1
A mamãe deverá descobrir o presente e quem o trouxe, e quando errar deverá cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados.
”Castigos”
- As amigas podem pedir para ela trocar a fralda de uma boneca.
- Cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis.
- Desenhar um bebê com batom na barriga da grávida. A cada erro nos chutes dos presentes mais uma parte do corpinho é desenhada.
Brincadeira 2
Espalhar pela festa cartolinas, lápis e canetas coloridas para que todos possam deixar recados e desenhos para o bebê que está chegando. Ou levar um caderno em branco onde todos os convidados possam expressar seus sentimentos e desejos em relação ao bebê e a mamãe deverá ler todos em voz alta.
Brincadeira 3
Um rolo de linha deve passar por todos os convidados, que deverão cortar um pedaço tentando calcular o tamanho da barriga da mamãe, quem conseguir ganha um brinde.
Brincadeira 4
Pedir para cada convidada levar uma foto bem antiga e a dona da festa tentara adivinhar quem é, caso não acerte pagará um “castigo” (imitar, cantar, recitar,etc...) Caso acerte a dona da foto e quem leva o “castigo”.